Notícias

Participação da SBA no Euroanesthesia – 2017


Participação da SBA no Euroanesthesia – 2017

A globalização é um fenômeno presente em todas as áreas. Dentro da anestesiologia, especialidade fortemente organizada nos mais diversos países, é fato inconteste. No último Euroanaesthesia em Genebra, que contou com 5200 anestesistas, o Brasil esteve presente com cerca de 150 inscritos. De forma absoluta tivemos uma participação de 3% no número total de participantes (Figura 1). Dentre os países não europeus representamos 9% dos anestesistas fora da Europa (Figura 2). Em comparação em Londres em 2016, no mesmo evento estivemos presentes com 61 representantes. A participação do anestesiologista brasileiro em eventos internacionais é uma tendência e a SBA está inserida neste processo.

Figura 1Participação do Brasil em número total de inscritos no ESA 2017. Fonte: ESA newsletter.

Figura 2Participação do Brasil dentro do quadro dos países não europeus no ESA 2017. Fonte ESA newsletter.

Com relação à ESA a parceria educacional com a SBA inclui a aplicação da prova européia de avaliação de Médicos em treinamento ( OLA ) de forma voluntária em alguns centros do Brasil. Para o sócio ativo da SBA que se inscreveu para o exame, o EDAIC ( Diploma Europeu de Anestesiologia e Terapia intensiva ) na sua forma escrita vai ser aplicada pela segunda vez no Brasil no corrente ano. Em 2016 foram aprovados 58 candidatos brasileiros na primeira edição da prova em solo nacional. Para 2018 planeja-se a realização da segunda etapa oral no Brasil.

Para consolidar esta parceria foi assinado em Genebra o termo de cooperação entre SBA e ESA. Dr. Ricardo Azevedo e Dr. Zeev Goldik confirmaram em documento o compromisso de estreitar a relação entre as duas sociedades. A oportunidade de aprendizado e a troca de experiências são inestimáveis. No CBA 2017 em Curitiba representantes do ESA estarão presentes.

Cientes da importância da inserção da SBA dentro do cenário internacional, a Diretoria reforça o comprometimento em aprimorar o relacionamento com as principais entidades internacionais. Estivemos presentes em reunião com representantes da ASA, ESA e World Federation por ocasião do Euroanaesthesia, o que foi muito proveitoso. Novos instrumentos de intercâmbio estão em estudo abrindo a oportunidade para o sócio da SBA ampliar seu conhecimento além de nossa fronteira nacional.

Estamos abertos a sugestões para melhorar a participação da SBA no cenário internacional. Será uma satisfação receber sua contribuição.

Obrigado!

A Diretoria