O Departamento de Defesa Profissional da SBA (DDP-SBA) representa, no âmbito associativo, a defesa dos legítimos direitos dos anestesiologista perante a sociedade em geral. Para atingir seus objetivos, promove um conjunto de ações e estabelece canais de comunicação com associados e todos aqueles genuinamente interessados na excelência da especialidade exercida nos mais altos padrões de qualidade e segurança. O departamento de Defesa Profissional também zela pelo respeito aos justos direitos dos anestesiologistas, quando esses forem desrespeitados, interagindo com as instituições depositárias da autoridade e competência para tal (CFM, Poder Judiciário, etc.).


Dentre seus propósitos encontra-se a promoção de relações de trabalho justas que tem como princípio o respeito aos aspectos técnicos, à ética e aos preceitos legais vigentes. Tais premissas não devem ser confundidas com o assentimento a privilégios ou benefícios pessoais consubstanciando-se em censurável corporativismo.


O movimento de defesa profissional da anestesiologia deve ser unissonante com os organismos nacionais de defesa do ato médico e em benefício do paciente, dos profissionais de saúde e das entidades do setor saúde. Para se atingir tal objetivo é absolutamente necessário o estabelecimento de canais de comunicação efetivos e perenes com o associado, regionais e instituições associativas diversas como a AMB e outras também representativas dos mesmos interesses.


O Departamento de Defesa Profissional lidera o trabalho de importantes Comissões e Núcleos que compõe a estrutura organizacional da SBA:

  • A Comissão de Qualidade e Segurança em Anestesiologia (CQSA) tem por finalidade estimular a melhoria contínua da qualidade e da segurança nos processos de atendimento ao paciente no perioperatório.
  • A Comissão de Saúde Ocupacional (CSO) concentra seu escopo na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças ocupacionais dos anestesiologistas, visando o seu bem-estar físico, mental, social e profissional.
  • O Núcleo do Eu compartilha, de forma mais abrangente, alguns dos objetivos da CSO, mas tenciona chegar diretamente ao anestesiologista com ações integrativas possíveis por sua significativa capilaridade e processo de atuação.
  • O Núcleo do Trabalho do Anestesiologista (NGTA) estuda e acompanha as variações do mercado de trabalho em toda a sua amplitude e diversidade, contemplando as peculiaridades inerentes à extensão continental do país com seus regionalismos e aptidões.
  • A Comissão de Sindicância do Processo Administrativo (CSPA), também vinculada ao DDP-SBA. A CSPA possui a finalidade de apurar fatos ocorridos que possam desonrar a especialidade, a SBA, profissionais e a sociedade em geral. Cabe ao Departamento de Defesa Profissional gerir as demandas associativas sobre os aspectos jurídicos que interessem à especialidade e aos anestesiologistas. Para atender a essa demanda, possui relevante e frequente interação com a Assessoria Jurídica da SBA.
  • O Conselho de Defesa Profissional da SBA, presidido pelo Diretor do Departamento de Defesa Profissional, reúne-se ordinariamente a cada semestre e tem por objetivo recomendar e dirigir propostas à Diretoria que venham promover a melhoria dos processos intrínsecos aos objetivos do DDP-SBA.