Tutorial 529 – Medicamentos adjuvantes para uso com anestesia intravenosa total à base de propofol

Lauren M. Hughes1†, Michael G. Irwin2, Claire C. Nestor3

1 Registrador Especialista em Anestesia, Beaumont Hospital, Irlanda

(2)Daniel CK Yu Professor de Anestesiologia, Departamento de Anestesiologia, Universidade de Hong Kong, Região Administrativa Especial de Hong Kong, China 3Anestesista Consultor, Hospital Universitário de Tallaght, Irlanda

Editado por: Dr. Maytinee Lilaonitkul, Professor Assistente, Universidade da Califórnia, São Francisco, EUA

E-mail do autor correspondentehugheslauren23@gmail.com

Publicado em 13 de agosto de 2024

PONTOS-CHAVE

  • O uso da anestesia intravenosa total (TIVA) está aumantando e tem demonsirado muitos bansficios potenciais
  • Os medicamentos analgésicos combinados com a TIVA à base de propofol podem reduzir bastante a dose necessária de propofol.
    proporcionando uma anestesia multimodal balanceada.
  • A compreensão dos perfis farmacocinéticos dos opioides e dos agentes adjuvantes não opioides é essencial para a prática segura da
    TIVA.
  • As concentrações-alvo do medicamento para infusões com controle de alvo dependem da magnitude do estímulo cirúrgico, das características do paciente e dos diferentes agentes adjuvantes usados.
    Vários agentes adjuvantes foram descritos e podem aumentar os anestésicos baseados em TIVA.

INTRODUÇÃO

Embora o método mais comumente usado para a manutenção da anestesia continue sendo a inalação de um agente volátil, o uso da anestesia intravenosa total (AIVT) aumentou em uma auditoria recente da prática anestésica no Reino Unido. Isso demonstrou um aumento no uso da AIVT de 8% para 26% entre os anos de 2013 e 2021.1 O estudo NAP5 do Reino Unido e da Irlanda destacou que muitos anestesistas não têm treinamento e formação adequados em AIVT.2 Desde a publicação do NAP5 em 2015, continua a haver falta de treinamento e formação formais no uso da AIVT, de acordo com pesquisas internacionais.3 Esses achados enfatizam a importância do treinamento e da formação na administração da AIVT com segurança e eficácia.

A TIVA à base de propofol tem sido amplamente utilizada na prática anestésica há muitos anos. Embora o propofol seja um agente hipnótico muito eficaz, ele é um analgésico ruim. Consequentemente, são necessárias doses muito grandes de propofol para proporcionar uma perda efetiva da resposta a estímulos nocivos.3 Como resultado, um agente analgésico, que na maioria das vezes é um opioide, é usado junto com o propofol. Essa combinação proporciona anestesia cirúrgica e reduz a dose de propofol necessária.4 A introdução do remifentanil, opioide de ação ultracurta, na prática em 1996 revolucionou a prática da AIVT, e ele continua sendo um dos analgésicos adjuvantes mais usados na anestesia à base de propofol devido ao seu perfil farmacocinético favorável.5 No entanto, vários medicamentos diferentes à base de opioides e não opioides podem ser usados para anestesia cirúrgica.

Arquivo relacionados

Tutorial 529 - Medicamentos adjuvantes para uso com anestesia intravenosa total à base de propofol

Tutorial 529 - Medicamentos adjuvantes para uso com anestesia intravenosa total à base de propofol (Questões)