Edição 13 – 20 de outubro de 2021

ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS (EAM)

O anestesiologista planeja, seleciona, prepara e administra os medicamentos. Na indução anestésica é comum o uso de cinco ou mais medicamentos, podendo ultrapassar a dez no ato anestésico. Lidar com embalagens primárias (frascos, ampolas, bolsas) com rotulações diferentes, por vezes, mais voltadas para a identificação da empresa do que do próprio fármaco, podem gerar EAM nas diversas das fases do processo, com consequências que vão desde a lesão temporária/permanente até ao óbito…

LEIA MAIS


ANESTESIOLOGISTAS, ANJOS DA GUARDA NO PROCESSO CIRÚRGICO

Por meio do slogan “Segurança do paciente, eu pratico”, a SBA convidou os profissionais da especialidade a assumirem papel de importância na discussão do tema. Para falar sobre as ações executadas pela sociedade, o diretor de Defesa Profissional, dr. Luis Antonio Diego, concedeu entrevista para a Anestesia em Revista em que contasobre o trabalho da Diretoria executado este ano.  

ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

ESPECIAL: DIA MUNDIAL DA ANESTESIA

Talvez não exista nenhum avanço no conhecimento da medicina que tenha aliviado mais o sofrimento humano que a descoberta da anestesia. Esse grande presente para a humanidade foi dado por três norte-americanos. Depois de 175 anos, na mesma data, o mundo celebra o Dia Mundial da Anestesia, um momento de reconhecer o trabalho de milhares de anestesiologistas no Brasil e no mundo.

LEIA MAIS


ENCONTRO DO NGTA: AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO

O NGTA (Núcleo de Gestão e Trabalho do Anestesiologista) promoveu um encontro no dia 15 de outubro, na sede da SBA, para analisar o trabalho do Núcleo promovido até esse momento seguido de sugestões e esclarecimentos sobre o que ainda será abordado no próximo trimestre somado as propostas e planejamento para o projeto no ano de 2022.

O encontro esteve alinhado às expectativas em relação ao ofício e as necessidades do Anestesiologista no cenário atual.

SAIBA MAIS


Esse SBA Podcast, teve um tom diferente. Ele marcou o aniversário de um ano do projeto, lançado em meio a pandemia da Covid-19 como uma fonte de informação confiável sobre a Defesa Profissional e todos os temas que ela aborda.

OUÇA AGORA MESMO

Guiado pelo tema “Cuidado materno e neonatal seguros”, este episódio retratou sobre PARTO SEGURO com a Dra Fátima Carneiro Fernandes, doutora em medicina, TSA/SBA e presidente do Comitê de obstetrícia da SBA.

OUÇA AGORA MESMO