Edição 15 – 10 de janeiro de 2022

Um olhar mais detalhado sobre o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em anestesia.

Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) 2.174/2017, mais precisamente no Anexo I, determina que “o médico anestesista deve obter o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) específico para a anestesia, contendo informações e esclarecimentos acerca das técnicas de anestesia, vantagens e desvantagens e riscos associados, fazendo-o em linguagem clara e acessível aos pacientes. LEIA MAIS


Neste episódio, o presidente da SBA em 2021, dr. Takaschima, e o diretor de def. profissional, dr. Diego, falaram sobre as novidades de dois grandes eventos, o PostGraduate Assembly in Anesthesiology (PGA) realizado pela Sociedade de Anestesiologistas do estado de Nova Iorque e sobre a Euroanaesthesia da Sociedade Européia de Anestesiologia e Cuidados Intensivos. Ouça Agora!

Nosso podcaster, dr. Pablo Gusman, aproveitou o nosso cenário da pandemia e das variantes da Covid-19 para tirar algumas dúvidas com um especialista na área de infectologia. Tivemos a honra de conversar com o dr. Luis Antonio Diego, diretor de defesa profissional da SBA e com o dr. Alberto Chebabo, atual Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia. Ouça agora!