Edição 16 – 15 de fevereiro de 2022

A importância do “Near Miss” em um sistema de notificação de eventos adversos

Por Daniel Veloso Viana Bomfim- Membro Comissão de Qualidade e Segurança, Corresponsável Centro de Ensino e Treinamento Obras Sociais Irmã Dulce- 918

A notificação voluntária de incidentes ou eventos adversos tem sido de grande importância na implementação de programas de melhoria da qualidade nas unidades hospitalares. As preocupações com a qualidade e segurança tiveram um grande impacto a partir das publicações do Institute of Medicine (IOM), dos Estados Unidos, nas décadas de 90 e início dos anos 2000. Nos últimos anos, temos observado no Brasil, uma maior busca por qualidade e segurança, através da implementação pelas redes hospitalares, de programas de acreditação. Considerando os diversos tipos de eventos adversos, deve-se criar a cultura da notificação dos “near miss”, ou quase acidentes, eventos que muitos profissionais não consideram esse seu registro importante. LEIA MAIS!


No episódio 34 do SBA Podcast o nosso podcaster, dr. Pablo Gusman. Neste episódio conversamos sobre os projetos e desafios da diretoria 2022 com ênfase na defesa profissional do anestesiologista.
Ouça agora!

Neste podcast são abordados assuntos sobre:  como o Nudging pode aperfeiçoar a condução dos profissionais de saúde?  E como o aperfeiçoamento dos sistemas podem facilitar a tomadas de decisões destes profissionais.
Ouça agora!