NORMAS PARA REDAÇÃO DE TEMAS LIVRES

1. TÍTULO: Conciso e relacionado aos objetivos e resultados do estudo.

2. NOME(S) DO(S) AUTOR(ES): Devem ser inseridos de acordo com as normas para submissão de temas livres.

3. TEXTO:

3.1. Estudos baseados em método científico (ensaios clínicos, estudos tipo caso-controle, estudos de coortes, etc.) devem ter as seguintes seções: “justificativa e objetivos”, “método”, “resultados”, “conclusões” e “referências.

3.2. Estudos não baseados em método científico (relatos de caso, descrição de séries, etc.) devem contar com as seguintes seções: “introdução, “relato de caso” ou “descrição de série”, “discussão” e “referências”.

3.3. Não é permitida a inclusão ou envio de figuras ou gráficos. Tabelas produzidas em processadores de texto poderão ser inseridas no formulário.

3.4. Não são permitidas, sob quaisquer pretextos ou circunstâncias, alusões, agradecimentos ou referências que possam caracterizar divulgação comercial de produtos, equipamentos, fabricantes ou distribuidores. Medicamentos devem ser citados pelo nome farmacológico e equipamentos pela referencial do produto.

3.5. Não serão aceitos temas livres extraídos de artigos já publicados até a data de submissão. Entretanto, caso o artigo tenha sido submetido e esteja em processo de revisão ou aguardando publicação, o tema livre poderá ser submetido.

3.6. O texto principal deve ser digitado em um único parágrafo (contínuo), incluindo todas as seções do manuscrito

3.7. No texto não devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), o serviço de onde fazem parte, ou onde foi realizado o estudo.

4. REFERÊNCIAS: São aceitas até duas referências por tema livre. Nas referências de estudos tendo até três autores, todos devem ser citados. Quando houver mais de três autores, devem ser mencionados os três primeiros seguidos da expressão “et al”. Tipos de referência e formatos aceitos: 

4.1. Artigo em periódico 
Autores. Título do artigo. Periódico, ano;volume:páginas incial-final 
EXEMPLO: Dal Mago AJ, Helayel PE, Bianchini E et al. Prevalence and predictive factors of urinary retention assessed by ultrasound in the immediate post-anesthetic periodRev Bras Anestesiol2010;60:383-90. 

4.2. Capítulo de livro 
Autores do capítulo. Título do capítulo. In: Autores (editors). Título do livro. Edição (a partir da segunda). Local da publicação, Editora, ano;páginas inicial-final.
EXEMPLO: Pires OC, Posso IP, Constantino E et al. Bioeletrogênese da membrane. Transmissão sináptica. In: Cangiani LM, Slulitel A, Potério GMB et al. Tratado de anestesiologia SAESP. 7 ed. São Paulo, Atheneu, 2011;285-92. 

4.3. Texto na internet 
Autores. Título. Disponível em: . Acessado em: Data de acesso 
EXEMPLO: Conselho Federal de Medicina (Brasil). 
Resolução CFM n° 1.802/2006. Disponível em: http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2006/1802_2006.htm. 
Acessado em 16/02/2012. 

5- Número total de caracteres: 3.000 (incluindo as referências). 


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TEMAS LIVRES 

Data limite para submissão de Temas Livres 15/10/2020

1.  No momento da submissão é obrigatório que pelo menos um dos autores esteja com sua inscrição realizada e paga.

2. Somente serão aceitas até seis submissões de temas livres através do formulário eletrônico específico, disponibilizado ao autor através do site do evento (cva.sbahq.org/).

3. Aconselha-se que o manuscrito seja produzido em um processador de texto, revisado, calculado o número de caracteres com espaços incluídos, e aprovados por todos os autores previamente à submissão, quando o texto deverá ser colado nos campos respectivos do formulário eletrônico.

4. Nome(s) do(s) autor(es):

a) O nome de autores não associados à Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) devem ser digitados. Escreva o(s) nome(s) do(s) autores por extenso. Verifique a ortografia. Use o recurso de copiar e colar do navegador para assegurar que a mesma grafia é utilizada na relação de autores e nas “informações para contato” do formulário eletrônico.

b) Se os autores forem associados da SBA, basta digitar algumas letras do nome que o sistema apresentará uma relação de associados com nomes semelhantes e as respectivas matrículas na SBA. Escolha o nome e, caso haja outros autores, clique no link “adicionar autor” e repita o processo.

c) Para cada autor inserido o sistema apresentará a opção de ser o apresentador do tema livre. O sistema permitirá a designação de somente um autor apresentador para cada tema livre.

d) Se não houver nenhum conflito de interesse do autor para com o estudo, deve-se marcar na caixa de seleção à frente da afirmativa “o autor declara não haver conflito de interesses”. Caso haja alguma situação que possa configurar conflito de interesse, declare-a no campo específico do formulário.

e) Poderão ser incluídos até seis autores para cada tema livre. Insira os autores na ordem desejada. Esta ordem não poderá ser alterada, uma vez submetido o tema livre.

 5. Completados todos os campos do formulário, clique no botão “continuar”.

6. O sistema o alertará caso campos obrigatórios não tenham sido preenchidos.

7. Uma página contendo todas as informações do tema livre lhe será apresentada.

8. Confira e, caso encontre algum erro, clique no botão “voltar”, para fazer as correções na página de submissão.

9. Caso esteja tudo correto, clique no botão “gravar tema livre” para concluir a submissão. Uma mensagem de confirmação será apresentada na tela e enviada para o endereço eletrônico indicado nas “informações para contato”, contendo o número atribuído ao tema livre.

10. A apresentação de temas livres não poderá ultrapassar 06 (seis) minutos, inclusive projeções, obedecendo rigorosamente o horário e sala programada.

11. Ao coordenador da sessão serão reservados 4 (quatro) minutos para debater cada tema apresentado.

12. No impedimento do apresentador qualquer um dos autores poderá substituí-lo, desde que inscrito no CVA/SBA. 

14. O apresentador de trabalho(s) inscrito(s) e aprovado(s) que não se apresentar e não enviar outro autor para substituí-lo, no local e horário estabelecido pela comissão científica para a apresentação do(s) tema(s) livre(s), estará impedido de inscrever qualquer trabalho no ano subsequente, bem como de ser convidado para a programação científica oficial da SBA, salvo motivo justificado e apresentado à comissão científica até, no máximo, 30 (trinta) dias após o encerramento do referido CVA/SBA.  


PÓS-SUBMISSÃO: 

1. Seu tema livre não pode ser mais alterado.

2. Você será informado sobre o status do seu tema livre por meio do endereço eletrônico fornecido nas “Informações para contato” durante a submissão.

3. Você também poderá ver o status de seu(s) tema(s) livre(s), acessando o site.

4. Não há como mudar o endereço eletrônico após a submissão.

5. A Comissão Científica do 1º CVA/SBA poderá, a seu critério, modificar a área de conhecimento atribuída ao tema livre, bem como a forma de apresentação. Estas alterações serão comunicadas ao(s) autor(es) por meio do endereço eletrônico indicado em “Informações para contato”.

6. Eventual rejeição do tema livre será comunicada ao autor indicado nas “Informações para contato”. Não caberá revisão da decisão única e definitiva da Comissão Científica do 1º CVA/SBA.