Notícias

Carta aos médicos brasileiros

Os médicos brasileiros, enfrentamos o maior ataque a nossa imagem e dignidade já perpetrados por qualquer governo em todos os tempos. Nunca fomos tão desrespeitados. Ao mesmo tempo a medicina brasileira nunca esteve tão ameaçada. O Sistema Único de Saúde (SUS), tão perfeito no papel, pode estar condenado a nunca se tornar realidade de acordo com a Constituição e a Lei 8080. E, principalmente, tão em risco a assistência médica da população. Esta agressão teve o efeito de nos unir. De norte a sul estamos indignados. E vamos à ação.
O que o governo Dilma quer, com o Programa Mais Médicos do jeito que está, é acabar com a garantia de que, uma parte da população, quando doente, seja atendida por médicos qualificados. Como há escassez de médicos no interior do país, principalmente, no Norte e Nordeste, quer trazer médicos do exterior sem atestar sua qualificação. E pior, se recusam a garantir que os médicos brasileiros que aceitarem a proposta do governo de ir para o interior tenham condições de trabalho para prestar atendimento digno à população.
O governo usa de sua máquina de comunicação para iludir os brasileiros. Tem, nesta tarefa, o apoio, de prefeitos e maus gestores de saúde. Para estes, basta jogar o médico, no interior, de qualquer jeito. Assim, darão uma satisfação ao povo e a Dilma se reelege em 2014.
Para vencer esta máquina milionária de propaganda, que usa o nosso dinheiro para seus objetivo eleitoreiros, a arma está em nossas mãos. Atendemos, diariamente, milhões de pacientes em todo território nacional. Temos que conversar com cada doente que atendermos. Com seus acompanhantes. Esclarece-los.
Para auxiliar nesta tarefa o Comitê Nacional de Mobilização elaborou a carta abaixo para ser copiada e entregue aos nossos pacientes. Cada médico pode baixar o arquivo e copiar diretamente do seu computador. E entregar ao seu paciente após cada consulta e nos hospitais. Cada um fazendo a sua parte venceremos esta guerra. Juntos, somos fortes!
Para acessar o texto completo, assim como o arquivo da carta, acesse o site do autor do texto acima: http://www.waldircardoso.com.br/2013/07/carta-dos-medicos-aos-brasileiros.html