Notícias

Comunicado Compartilhado (AMB-SBA-SBC)

“O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir”. (Pietro Ubaldi)

A Associação Médica Brasileira (AMB), a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em uma atitude fundamentada no fortalecimento do associativismo das especialidades médicas, anunciam o cancelamento do Edital do Título de Ecocardiografia Transtorácica e Transesofágica no Intraoperatório, proposto pela SBA.

No dia 15 de outubro de 2019, as três entidades reuniram na Sede da AMB em São Paulo. Estiveram presentes o Dr. Antonio Jorge Salomão (Secretário Geral da AMB), Dra. Maria Angela Tardelli (Diretora do Departamento Científico da SBA), Dr. Marcello Fonseca Salgado Filho (Coordenador do Curso de Ecocardiografia Transtorácica e Transesofágica Intraoperatório/SBA), Dr. Marcelo Luiz Campos Vieira (Diretor Presidente do Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC) e o Assessor Jurídico da AMB.

Houve um reconhecimento de que a Sociedade Brasileira de Anestesiologia vem desenvolvendo, através do Curso ETTI®, ações de formação e capacitação dos médicos anestesiologistas em Ecocardiografia intraoperatória, visando uma melhor monitorização hemodinâmica, auxílio na tomada de decisões em cirurgias cardiovasculares e um aumento expressivo na segurança e na qualidade do ato anestésico.

Entendemos que é oportuno o estreitamento dos laços de cooperação entre SBA e SBC em prol de uma formação e habilitação ainda mais qualificada. Acordamos então os seguintes pontos:

  1. Manutenção de uma força tarefa mista entre DIC-SBC-SBA com objetivo de criar, em consonância com os regulamentos da Associação Médica Brasileira, uma habilitação em Ecocardiografia Intraoperatória para os médicos anestesiologistas;
  2. A força tarefa mista entre DIC-SBC-SBA será responsável pela formulação do edital e da primeira prova de habilitação ETE Intraoperatório para médicos anestesiologistas, que preencham os critérios estabelecidos pela força tarefa mista, em agosto de 2021.

A SBA e a SBC agradecem a postura conciliadora e propositiva da Associação Médica Brasileira nesse processo de correção de trajetória e na construção de uma solução sustentável na área da Ecocardiografia intraoperatória.

O conteúdo desse Comunicado Compartilhado é fruto do espírito cooperativo que deve sempre permear as entidades médicas representativas. Essas decisões contribuirão para uma Medicina mais segura e de mais qualidade ao paciente cirúrgico.

Cordialmente,

Dr. Lincoln Lopes Ferreira – Presidente da AMB
Dr. Erick Freitas Curi – Presidente da SBA
Dr. Oscar Pereira Dutra – Presidente da SBC
Dr. Marcelo Queiroga – Presidente eleito da SBC
Dr. Marcelo Luiz Campos Vieira – Presidente do DIC da SBC