Notícias

Despedida a um grande homem e amigo!

É com grande tristeza que comunicamos o falecimento do Dr. Gastão Fernandes Duval Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), gestão 2000.

Dr. Gastão fez sua formação em anestesiologia no Centro de Ensino e Treinamento do SANE – Porto Alegre/RS e atualmente era professor titular na Universidade Federal de Pelotas/RS. Ele teve uma carreira distinta na medicina, com especialização em cirurgia cardiovascular pela Universidade Federal de São Paulo e vasta experiência em anestesiologia, cirurgia e clínica médica, focando especialmente no manejo da dor.

Além de sua contribuição clínica e acadêmica, Dr. Gastão foi autor do livro “Bem-Estar Ocupacional em Anestesiologia”, que foi traduzido para o inglês e espanhol e se tornou uma referência na academia americana de medicina pela promoção da saúde ocupacional dos anestesiologistas e segurança dos pacientes. Sua morte representa uma perda significativa para a comunidade médica, deixando um legado de conhecimento, liderança e dedicação à medicina que continuará a inspirar futuras gerações de profissionais da saúde.

Nosso coração está com a família, amigos e colegas de Dr. Gastão neste momento de grande tristeza. Seu legado perdurará em todos nós que tivemos o privilégio de conhecer seu trabalho e sua dedicação incansável à medicina.”

Dr. Airton Bagatini
Presidente da SBA gestão 2013
Representando toda a SBA