Notícias

Inscrições para o curso de Ecocardiografia Intraoperatória estão abertas

 

A SBA promove nos próximos dias 25 e 26 de agosto o Curso de Ecocardiografia Transtorácica e Transesofágica no Intraoperatório (ETTI/SBA) – módulo 1. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.  Esse é um projeto do Departamento Científico da SBA visando contribuir para o processo de formação permanente dos associados. A participação no curso garante pontuação (10 pontos) para a obtenção do Certificado de Educação Permanente em Anestesiologia (CEPE-A).

Coordenado pelo anestesista e professor da Universidade Presidente Antônio Carlos/Juiz de Fora, Marcello Fonseca Salgado Filho, o curso tem carga horária de 19 horas e será realizado no Hotel Mirador, Copacabana, no Rio de Janeiro.

A programação, ainda sujeita a ajustes, inclui aulas teóricas, práticas e workshop. Na parte teórica, serão abordados temas como as “Bases da Ecocardiografia e Anatomia Cardíaca: correlação dos planos de imagem”; “Importância da Ecocardiografia Transesofágica no período Intraoperatório (ETEio)”; “Princípios Físicos do Ultrassom”; “Princípios Físicos do Modo Doppler”; “Localização do Probe e Métodos de Manipulação da Sonda do ETEio”; “Imagens Anatômicas e Cálculos Hemodinâmicos”; “Obtenção de cálculos hemodinâmicos”; “Avaliação do Ventrículo Esquerdo/Ventrículo Direito” e “Anatomia da Válvula Mitral e Válvula Aórtica”.

Nas aulas práticas, estão previstas técnicas de Nobologia, ETT (FOCUS) e Acesso Venoso e uso de simulador do tórax humano. Haverá, ainda, Wet Lab, com utilização de um modelo anatômico de coração porcino.

Os inscritos no curso receberão um livro que foi editado pela SBA e o grupo de instrutores do ETTI.