Notícias

Intercâmbio com a ESA traz experiências para a SBA

visita sede ESARepresentantes da SBA estiveram, no dia 12/06, na sede da Sociedade Europeia de Anestesiologia (ESA), em Bruxelas (Bélgica), para uma reunião entre as entidades que teve como objetivo principal conhecer as experiências europeias e trazê-las para o Brasil.

Na ocasião, representantes das duas entidades iniciaram o intercâmbio conversando sobre a organização do Congresso Europeu de Anestesiologia, realizado na Dinamarca, no perído de 02 a 04/06. “Essa troca de experiências traz elementos importantes para a elaboração dos Congressos Brasileiros”, destacou o presidente da SBA, Sérgio Logar.

Durante o intercâmbio, os representantes da ESA apresentaram o Núcleo de Pesquisas Multicêntricas da entidade, cuja estrutura é mantida por nove funcionários. “A ESA mostrou-se disposta a desenvolver pesquisas em parceria com a SBA. Estamos muito empolgados com essa possibilidade e vamos trabalhar para que isso se concretize”, afirmou o tesoureiro da SBA, Augusto Takaschima.

Ao final da visita, os representantes das duas entidades conversaram sobre a organização das provas EDAIC 1 e 2 no Brasil, que já conta com 82 candidatos inscritos. As provas serão realizadas em quatro centros: Rio de Janeiro (Saerj – 13 candidatos), Florianópolis (Saesc – 14 candidatos), São Paulo (Saesp – 45 candidatos) e Fortaleza (Saec – 10 candidatos).

Além do presidente e do tesoureiro da SBA, participaram das reuniões, representando a ESA, Marc Gheeraert (diretor executivo); Rodolphe di Loreto e Hughes Scipioni (gerentes administrativos do setor de Educação e EDAIC); Ann de Groot (responsável por Relações Internacionais) e Brigitte Leva (responsável pelo Núcleo de Pesquisas).