Notícias

Livro da SBA e CFM na biblioteca da National Academy of Medicine

Lançado em 2013 pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o livro “Bem-Estar Ocupacional em Anestesiologia” foi indicado, no último mês de abril, a integrar oficialmente o banco de dados bibliográficos na área de Saúde Ocupacional da National Academy of Medicine (NAM).

A notícia foi dada pelo editor do livro, dr. Gastão Durval Neto, presidente do Comitê de Bem-Estar Profissional da World Federation of Societies of Anaesthesiologists (WFSA). O livro reúne 27 autores – acadêmicos e profissionais preocupados com os problemas reais enfrentados pela saúde dos anestesiologistas em todo o mundo – e está dividido em quatro partes: “Princípios e fundamentos da saúde ocupacional”, “Responsabilidades institucionais com o bem-estar ocupacional dos anestesiologistas”, “Riscos biológicos e saúde ocupacional dos anestesiologistas” e “Aspectos interdisciplinares e saúde ocupacional”.

“A obra foi avaliada e oficialmente indicada pelo Steering Committee of National Academy of Medicine para sua inclusão no Resource Center of NAM (suporte bibliográfico oficial dessa Instituição norte americana)”, comemorou Dr. Gastão. Composto por 13 membros, o Steering Committee of National Academy of Medicine ponderou, em suas considerações para fazer sua indicação, que o livro estimula o desenvolvimento de ações efetivas por parte de entidades mundiais envolvidas com anestesiologia, em prol do uso profissional.

A publicação – que já foi traduzida para inglês, mandarim e espanhol – tem como objetivo abordar os distúrbios patológicos do bem-estar ocupacional dos anestesiologistas (diagnóstico, prevalência, prevenção e tratamento), com base em evidências epidemiológicas, que afetam de maneira complexa e às vezes seriamente a saúde física e mental, crenças pessoais e relações sociais do anestesiologista, bem como o atendimento dos pacientes sob sua responsabilidade. Em 2018, a obra foi atualizada, ganhando mais um capítulo (“O anestesiologista como segunda vítima”).

O livro está disponível no site da SBA, com acesso gratuito, no formato e-book. Para acessá-lo, clique aqui.