Notícias

Palestras destacam o autocuidado como essencial para a qualidade de vida

Os impactos da ansiedade e da tristeza na saúde mental em períodos de crise, assim com as ações desenvolvidas pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) na tratativa desta questão foram assuntos abordados na última edição do Simpósio de Saúde Ocupacional (Siso), realizada no dia 26 de setembro. A segunda mesa-redonda do dia contou com a palestra do dr. Marcos Antonio Costa de Albuquerque, vice-diretor do Departamento Científico da SBA e idealizador do Núcleo do EU, e o dr. Antônio Egidio Nardi, professor titular de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciências.

Dr. Egidio fez um panorama da ansiedade e tristeza não especificamente na pandemia, mas sobre todos os períodos durante a vida profissional, trazendo a palavra MEDO como central para a discussão do tema.  “O medo é uma reação normal nesse momento, mas existem alguns fatores que aumentam esse medo e a nossa ansiedade, que é o desconhecido. existe muita coisa desconhecida em relação à Covid-19″. De acordo com o especialista, essa incerteza sobre a economia, a vacina e até sobre o novo normal afeta a forma como as pessoas se relacionam.

Dr. Egidio também trouxe a reflexão o Setembro Amarelo visto através do ponto de vista médico. Para contextualizar, o especialista referenciou a mitologia grega na figura de Quíron, um centauro que tinha a habilidade de curar o outro, mas não conseguir curar a ferida em sua perna, o que o levou a tentar suicídio algumas vezes. “Médico é grupo de risco para o suicídio, basta ver os casos dos Estados Unidos, onde o número pode chegar a 400 por ano”.

Preocupado com a ciência do bem-estar e da autorrealização a SBA desenvolveu o Núcleo  do Eu que tem a finalidade de buscar o autocuidado e o autogerenciamento. “Como podemos envolver os colegas trabalhando os aspectos psicoemocionais, de espiritualidade e gerenciamento financeiro, porque todos esses pilares são importantes para melhorarmos a nossa qualidade de vida”.

Idealizado pelo dr. Marcos Antonio Albuquerque, o grupo inicialmente montado já realizou inúmeros encontros ao longo de 2020. Atualmente,  o Núcleo do Eu está em fase de estudos para estar disponível aos médicos em especialização no próximo ano. “A nossa finalidade não é cuidado do adicto, do alcoólatra ou  do suicida, mas do autogerenciamento. O quanto cada um de nós pode dedicar da nossa vida a alimentação, a prática do exercício e o quanto tudo isso pode influenciar, inclusive, na melhora do exercício da nossa profissão e na qualidade de atendimento aos nossos pacientes” .

Leia também:
> Revisão da Carta de Recife e pensamento coletivo são destaques no Siso
> Drogadição e anestesiologia são discutidas no Siso 2020
> Dificuldades e expectativas do anestesiologista na prática clínica diária
>Veja as 13 medidas para melhorar a saúde mental

3 respostas para “Palestras destacam o autocuidado como essencial para a qualidade de vida”

  1. […] também: > Palestras destacam o autocuidado como essencial para a qualidade de vida> Drogadição e anestesiologia são discutidas no Siso 2020> Dificuldades e expectativas do […]

  2. […] Palestras destacam o autocuidado como essencial para a qualidade de vida […]

  3. […] também: > Palestras destacam o autocuidado como essencial para a qualidade de vida> Revisão da Carta de Recife e pensamento coletivo são destaques no Siso> Dificuldades e […]