Notícias

Podcast SBA #55 – Anestesiologia e o Câncer: entenda seu papel

Bom dia, boa tarde, boa noite! Bem vindo colega anestesiologista ao SBA Podcast. Um canal de integração e inovação! Trazemos informações, dicas, entrevistas e novidades sobre nossa saúde ocupacional, valorizamos a defesa profissional e aprimoramos a qualidade e segurança da medicina perioperatória. Eu sou o Pablo Gusman, médico anestesiologista e podcaster do Medicina do Conhecimento.

Dia 4 de fevereiro comemoramos o Dia Mundial do Câncer. Trata-se de uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer, a maior e mais antiga organização internacional dedicada ao controle da doença, que reúne mais de mil organizações ligadas ao câncer em cerca de 160 países.

De acordo com a União Internacional para o Controle do Câncer, caso não sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização sobre o câncer e desenvolver estratégias práticas para lidar com a doença, em 2025, deverão ocorrer 6 milhões de mortes prematuras por câncer por ano. A estimativa é de que, anualmente, 1,5 milhão de mortes por câncer poderiam ser evitadas com as medidas adequadas para atingir a meta “25 para 25” da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis em 25% até 2025.

O Dia Mundial do Câncer é uma campanha criada para inspirar mudanças e mobilizar ações por muito tempo. Para o triênio 2022-2024, foi escolhido o tema “Close the care gap”, trabalhando a questão da equidade no controle do câncer. O objetivo é mostrar a importância de termos um mundo com acesso a serviços de câncer melhores e mais justos para todos.

Sobre a atuação do médico anestesiologista frente ao combate contra o câncer e cuidado para o paciente oncológico, conversamos com Dra. Ana Cristina Pinho Mendes Pereira, Presidente da SAERJ no biênio 2013-14, Vice diretora científica da SBA em 2019 e Diretora geral do INCA entre 2016- 2022. Seja bem vinda Dra. Ana Cristina!

E Você caro ouvinte do SBA Podcast, vamos lá! Ative a notificação para ser informado quando um novo SBA podcast for publicado. Estamos no Soundcloud, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast! Deixe seu like, seu jóia e sua curtida onde escutar. Compartilhe com seus contatos, mande seu comentário! Eu desafio você ouvinte a repassar esse episódio para mais dois colegas que podem ser impactados por esse assunto.