Notícias

Qualidade e Segurança no 1º Congresso Virtual de Anestesiologia

Dr. André Luis Ottoboni, presidente da Comissão de Qualidade e Segurança em Anestesia da SBA

Nos dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro tivemos o nosso 1 Congresso Virtual de Anestesiologia, que, como todos sabem, foi um sucesso na organização, temas e de público.

Tivemos dentro do Núcleo de Qualidade e Segurança em Anestesia, assim como em Gestão, assuntos muito importantes discutidos por nossos palestrantes convidados, temas que trataram de ferramentas e formas clássicas para a abordagem da segurança e qualidade, onde nos baseamos em coletas de indicadores de qualidade e relatos de “eventos adversos”, ou mesmo “situações de risco” ou “quase erro que, através de investigação racional e sistemática, nos levam a construir propostas de planos de ações com melhorias na assistência anestésica em nossas instituições e para os nossos pacientes .

Abordagens sobre Gestão de Risco e sobre como lidamos com o mapeamento de risco dentro do nicho anestésico foi um tema discutido de forma madura e estabelecida. Também foram abordadas questões sobre as novas formas de se estudar a qualidade e segurança, inseridas em um sistema complexo (CAST-Análise Causal Baseada na Teoria Sistêmica), como forma de enxergarmos que a nossa atuação não é solitária, mas sim inserida num rico contexto que nos leva a maiores ou menores possibilidades de falhas dependendo de como possa ser desenhado.

Palestras que nos fizeram refletir que, apesar deste ambiente assistencial complexo comparável a setores como aviação e usinas nucleares, devemos nos debruçar e entender o porquê termos sucesso (Safety II), estudarmos o que nos leva a nos adaptarmos aos contextos do dia a dia e entregar valor em saúde, mesmo existindo riscos e eventos adversos.

Foi abordada ainda a necessidade dos Anestesistas desenvolverem habilidades não técnicas (Soft Skills), comunicação efetiva, adesão ao handoff e participar de rondas de seguranças, sendo motores em suas instituições para se assegurarem a melhor assistência para nossos clientes.

Muito se falou na entrega de valor em anestesia com uma visão que sintetiza os conceitos citados acima e do quadruple AIM. Precisamos entender os nossos processos assistenciais, coletar nossos dados, propor novos modelos de atuação, entender as mudanças no modelo de financiamento em saúde, treinar nossos anestesistas e apoiá-los .

Ficou uma impressão muito boa de que estamos no caminho certo, vendo núcleos de qualidade e segurança com conceitos maduros espalhados pelo Brasil, discutindo de uma maneira tão competente, como neste Congresso, contando com o apoio da SBA e das Regionais.