Notícias

QUANDO O ASSUNTO É SEGURANÇA DO PACIENTE, A SBA ESTÁ PRESENTE!


Aconteceu no último dia 24 de junho (sábado) no Castro’s Park Hotel, em Goiânia/GO, o “1º Fórum de Imersão em Segurança em Cirurgias Eletivas” organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás com o apoio de importantes entidades.

O objetivo deste Fórum foi debater, de modo científico e bastante pragmático, o atual “status” de segurança nas cirurgias eletivas no Brasil e fora daqui e apresentar aos médicos goianos, propostas que contribuam para melhorar de modo efetivo a segurança nesses procedimentos e propiciem uma melhor assistência aos nossos pacientes.

O evento reuniu docentes e autoridades no assunto, representantes da classe médica e do setor hospitalar e autoridades na área de segurança em cirurgias. Profissionais que se destacam por trabalhos realizados especialmente em São Paulo, em entidades como o Hospital Sírio-Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital das Clínicas – USP, Hospital São Paulo – UNIFESP. Estiveram também representados o CREMEGO, a Associação Médica de Goiás – AMG, a COOPANEST/GO, o Hospital das Clínicas da UFG, as associações hospitalares (AHPACEG e AHEG) e também a UNIMED Goiânia.

A temática foi desenvolvida através de seis mesas assim denominadas:

1 – Infectologia Clínica e Hospitalar; 2 – Score de Risco e Segurança e sua Fundamentação Científica; 3 – Ações Institucionais e Aspectos Jurídicos em Segurança; 4 – Anestesiologia e Tecnologias Agregadas; 5 – Hematologia com ênfase nos Distúrbios de Coagulação e Tromboembolismo; 6 – Estrutura Hospitalar com exposição dos Sistemas de Segurança.

Estiveram presentes representando a Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA (Sociedade também parceira do evento) os Doutores Antonio Fernando Carneiro – Presidente do Conselho Superior da SBA, Enis Donizetti Silva – Diretor do Departamento de Defesa Profissional da SBA e Tolomeu Artur Assunção Casali – Secretário Geral da SBA. A Sociedade de Anestesiologia do Estado de Goiás (SAEGO) foi representada pelo Doutor Danilo Campos Basílio – 1º Tesoureiro da SAEGO. Todos tiveram participação na mesa sobre ” Anestesiologia e Tecnologias Agregadas”.

O evento foi franqueado a todos os especialistas médicos, pensando no benefício dos pacientes em geral. Esta iniciativa envolve cada um de nós, buscando marcar nossa forte presença, demonstrando o quanto valorizamos a vida, o bem-estar e a qualidade final dos resultados para os nossos pacientes. Trata-se de um marco na construção de um novo cenário no incremento efetivo da segurança na área de cirurgias eletivas em Goiás.

Diretoria