Notícias

Retrospectiva e despedida da gestão 2021

Prezados sócios,

Esta é a última mensagem da Diretoria da SBA 2021. Gostaríamos de desejar a todos um feliz Natal, boas festas e, na oportunidade, apresentar aos senhores um balanço das nossas atividades ao longo do ano. Inúmeros foram os desafios, entretanto, alinhados pelos valores da SBA de História e Tradição, Inovação e União, conseguimos superar as dificuldades e implementar excelentes projetos.

O primeiro grande desafio foi a covid-19. Se por um lado enfrentamos a falta de insumos, oxigênio, fármacos e de leitos, por outro lado tivemos que conviver com a perda de colegas, amigos e familiares – e nesse cenário jamais nos furtamos a contribuir para que o país pudesse superar essa pandemia. Nesse período, a SBA apoiou o Ministério da Saúde e instituições como CONASS e CONASEMS. Orientamos colegas quanto à importação de fármacos com rótulos e bulas não traduzidas, bem como nos articulamos com as Secretarias de Saúde estaduais e municipais a fim de solicitar prioridade na vacinação dos anestesiologistas, com o apoio valioso dos presidentes de Regionais.

Com a restrição das atividades presenciais, promovemos eventos virtuais com mais de 200 webinários ao longo do ano. Promovemos cursos de liderança, noções jurídicas e de autocuidado e realizamos o II Congresso Virtual de Anestesiologia e o II Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão em Saúde. O brilhante trabalho da Comissão de Educação Permanente nos permitiu oferecer aos sócios a possibilidade de atualização com aulas ministradas pelos Comitês Científicos, sempre às terças-feiras. Vale mencionar também as iniciativas do Núcleo do EU e do Núcleo de Gestão do Trabalho em Anestesiologia, dois projetos relevantes para o futuro da especialidade.

Na aba da Certificação, de forma inédita, foram realizadas duas edições da primeira etapa do TSA em um mesmo ano, além de termos possibilitado autoavaliação para todos os sócios da SBA por meio do TASO. Conduzido de maneira notável pela Comissão Examinadora do TSA, o trabalho contou com apoio total da Diretoria da SBA. A prova do TEA, por sua vez, transcorreu precisamente, evidenciando o compromisso da nossa entidade com a Certificação, mesmo em um contexto como o da pandemia. Merece destaque ainda a aprovação na AMB da Certificação de Habilitação em USG perioperatória, projeto desenvolvido em parceria com o Colégio Brasileiro de Radiologia.

Outra importante ação foi a apresentação do projeto do futuro Centro de Certificação na Assembleia de Representantes cujo espaço físico será dedicado exclusivamente às certificações da SBA. A influência para a execução desse projeto veio da parceria com o American Board of Anesthesiology, instituição americana responsável pelo Título de Especialista Americano.

Em relação ao processo de formação de nossos mais de 2200 médicos em especialização (ME), demos continuidade ao processo de unificação do conteúdo programático por meio dos webinários semanais. O número de participantes nessas aulas ultrapassou a média de 500 por evento. Pensando no fim da pandemia, foi aprovada na Assembleia de Representantes a criação de uma Comissão de Certificação que será responsável pela avaliação dos candidatos ao TEA e pela prova anual dos ME. Essa medida concedeu à Comissão da CET a oportunidade de dedicação exclusiva ao processo de formação dos nossos ME − com acompanhamento e apoio aos instrutores e responsáveis pelos Centros de Ensino −, sem precisar, a partir daí, se envolver na elaboração de provas.

Quanto à Representação, trabalhamos intensamente com a AMB e CFM. Várias foram as viagens a Brasília e a São Paulo, sempre buscando discutir temas relevantes para a anestesiologia, a exemplo da revisão da Resolução CFM nº 2174 e de novas certificações. Do ponto de vista internacional, participamos de eventos e reuniões com sociedades e instituições da América Latina, Europa e dos Estados Unidos, sem perder de vista a necessidade de aproximação com outras sociedades de especialidades e de outras profissões na área da saúde.

Sem dúvida, 2022 será um ano de crescimento e inovação − características da SBA desde sua fundação. Estamos mais fortes e unidos após passarmos por tantos desafios. A gestão de 2022 é competente e saberá honrar o legado de mais de 73 anos de história. Parabéns a todos os sócios, colaboradores, parceiros e voluntários da SBA pelo trabalho realizado. Como sempre dissemos:

A SBA somos todos nós.

Dr. Augusto Takaschima
Diretor presidente da SBA – gestão 2021