Notícias

SBA Informa – Nota de Esclarecimento

Nota de Esclarecimento

C.SBA – 3696/17

Rio de Janeiro, 19 de setembro de 2017

Prezados(as) Colegas,

Nos últimos anos a classe médica brasileira, e em particular nossa especialidade sofre com a insistência constante de outros profissionais não médicos, em desafiar as normativas que regulam o exercício ético e de direito em afronta a lei do ato médico. Estas ações têm intenção de realização do exercício profissional do médico, por outros profissionais sem competência, atitude e habilidade para o seu adequado desempenho com qualidade e segurança oferecido aos pacientes. Derrubar estes limites de atuação específica para o médico não contribui para a segurança do paciente ou muda cenário de saúde do país.

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia juntamente com a sua assessoria jurídica trabalha de forma intensa na defesa da nossa especialidade. Várias notificações extrajudiciais foram enviadas à diversas entidades com resultados positivos, o que não nos isenta de uma ação preventiva em muitas oportunidades de sempre buscar o diálogo. Estamos atentos e não vamos tergiversar sobre esses fatos.

Com relação a divulgação de evento de enfermagem na Universidade de Fortaleza estamos fazendo o mesmo caminho, neste momento a diretoria de defesa profissional está em contato com membros da Universidade para discussão de fatos que colocam em risco a Legislação Nacional e, nosso ver, criam situações de risco para nossos pacientes. Certos de que a busca do diálogo é o caminho inicial, a Diretoria de Defesa Profissional está em contato permanente e tão logo tenhamos o desfecho deste fato, voltaremos a nos manifestar publicamente.

Certos de que a SBA está engajada, e atenta, ao fortalecimento da nossa especialidade agradecemos sua atenção.

Atenciosamente,

Diretoria/SBA