Notícias

SBA Podcast #EP14 Cuidar do Paciente com Qualidade e Segurança

No episódio 14 do SBA Podcast, o podcaster do Medicina do Conhecimento, dr. Pablo Gusman, entrevistou o dr. Victor Grabois, presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), e  o diretor de Defesa Profissional da SBA, o professor e doutor dr. Luis Antonio Diego.

O episódio trouxe reflexões sobre o Núcleo de Segurança do Paciente e sobre a importância do cuidado com o profissional da saúde e a existência dos eventos adversos. Ele foi ao ar em um momento de relevância para a discussão do tema, pois estamos no Abril Verde, o mês de conscientização sobre a segurança no trabalho.

“O Anestesiologista está presente no momento muito difícil da segunda vitima, que somos nós. Os hospitais tem que se preocupar com o colaborador que se vê envolvido em um evento adverso, então o profissional tem que entender que, ao participar do Núcleo, ele terá um certo grau de atenção e acolhimento. É a proposta do cuidando de quem cuida”

Dr. Luis Antonio Diego

“Talvez os anestesiologistas tenham sido a primeira especialidade que tenha trabalhado de maneira sistemática o problema da segurança do paciente”

Dr. Victor Grabois

Sobre o Abril Verde

Comemora-se 8 anos de lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

 


Essa é uma parceria da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e o Medicina do Conhecimento, afinal, compartilhar é multiplicar!