Notícias

SBA realiza o SISO 2023 em Julho

No dia 15 de julho, terá início a 11º edição do Simpósio de Saúde Ocupacional (SISO) 2023 e abordará assuntos como burnout, mindfulness, bem-estar e residência médica.

O SISO contará com a participação de especialistas em saúde ocupacional, que destacarão a importância de exercer a profissão de forma plena, levando em consideração tanto a saúde física quanto a mental.

Você sabe o que é o SISO?

O Simpósio de Saúde Ocupacional (SISO) é um evento gratuito, realizado anualmente pela SBA, que tem a missão de discutir e conscientizar os anestesiologistas brasileiros sobre a importância de exercer sua profissão sem deixar de lado a saúde física e mental.


Neste ano, o SISO 2023 trará uma novidade em sua programação: o formato “roda viva”, que visa estimular a discussão e a troca de ideias entre os participantes. A iniciativa também promoverá a reflexão, a aprendizagem e o desenvolvimento de novas soluções e abordagens para os desafios enfrentados na saúde ocupacional no campo da anestesiologia.

O SISO é organizado pela Comissão de Saúde Ocupacional (CSO) da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).

O que a saúde ocupacional faz pelo profissional:

A saúde ocupacional é um campo da saúde que visa proteger e promover a o bem-estar físico e mental dos profissionais em seus ambientes de trabalho, criando condições de trabalho seguras, saudáveis e produtivas. Também é conhecida como saúde no trabalho ou medicina do trabalho.


As principais áreas de atuação da saúde ocupacional incluem a prevenção de acidentes, a ergonomia (adequação do ambiente de trabalho às características físicas e mentais dos trabalhadores), o controle de substâncias perigosas, a gestão do estresse ocupacional, a promoção da saúde mental e o apoio no retorno ao trabalho após afastamentos por doenças ou lesões.

Para se inscrever no 11º SISO 2023 clique no botão abaixo: