Notícias

SBA vence, em 1ª instância, processo contra enfermeira

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) venceu, em 1ª instância, o processo contra enfermeira que denegriu a imagem dos anestesiologistas em programa de TV. O processo judicial foi movido em face da enfermeira Damaris Maciel Borges e a sentença favorável à SBA foi publicada no Diário Oficial na manhã desta quarta-feira (23/09).

>Clique aqui e acesse a decisão 

De acordo com a decisão de 1ª instância, Damaris terá que elaborar uma carta de retratação, cujo conteúdo deverá ser publicado em dois jornais de circulação nacional, e gravar em vídeo o conteúdo do documento para circulação na internet.

O processo foi motivado pela fala da enfermeira em um emissora de televisão, na qual afirmou que os “anestesistas”, em procedimentos de parto, “optavam por algo menos complexo não por questões técnicas mas por mera comodidade pessoal”. O posicionamento de Damaris representa o oposto da profissão que é essencial para a garantia da segurança do paciente, independente da complexidade.

Embora a decisão favorável estabeleça os prazos para o cumprimento da condenação e a multa referentes a sua inobservância, ainda cabe recurso por parte da acusada