Tutoriais

Síndrome da Infusão de Propofol TOTW 435

Propofol é um agente anestésico intravenoso não barbiturato que foi aprovado para uso em 1989. Como acontece com muitos agentes anestésicos gerais, produz seus efeitos hipnóticos ao potencializar os efeitos do neurotransmissor inibidor ácido gama-aminobutírico (GABA).

É uma droga importante que é amplamente utilizada em todo o mundo. Atualmente está na “Lista Modelo de Medicamentos Essenciais” da Organização Mundial da Saúde (OMS), que lista o que a OMS considera ser os medicamentos mais eficazes e seguros necessários para atender às necessidades de um sistema de saúde.1

Propofol é amplamente utilizado para a indução e manutenção da anestesia geral, e também possui muitas propriedades que favorecem seu uso como agente sedativo em pacientes graves. Note-se que 70% do uso de propofol em todo o mundo é para sedação. Essas propriedades incluem o seguinte:

  • início e interrupção de ação rápidos;
  • propriedades sedativas, ansiolíticas, antieméticas e anticonvulsionantes; e
  • propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes benéficas.

Possui um excelente perfil de segurança, entretanto é reconhecida uma complicação rara e potencialmente fatal chamada síndrome da infusão de propofol (PRIS).

O primeiro caso relatado dessa síndrome ocorreu em 1990, em uma criança de 3 anos na Dinamarca. Dois anos depois, uma série de casos foi publicada no British Medical Journal, descrevendo apresentações semelhantes em 5 crianças pequenas.2 Um estudo da Food and Drug Administration dos Estados Unidos naquele ano não conseguiu encontrar uma ligação entre propofol e mortes adicionais, mas o uso de propofol para sedação pediátrica foi abandonado pouco depois, explicando em parte porquê a literatura subsequente se refere principalmente a pacientes adultos.

Apresentações semelhantes em adultos começaram a ser relatadas durante o final da década de 90, começando em 1996 com o caso de uma mulher de 30 anos internada com exacerbação de asma e que recebeu sedação e ventilação invasiva.

O objetivo deste tutorial é resumir os aspectos clínicos, fisiopatologia e manejo desta situação.

Clique aqui e acesse o tutorial

Síndrome da Infusão de Propofol