Notícias

Coletânea Covid-19

Luis Antonio Diego

A SBA, a exemplo da grande maioria das instituições e dos próprios indivíduos, aprendeu muito com a pandemia. Foram diversos os tipos de aprendizado: científico, técnico, prática assistencial etc. Entretanto, talvez o mais importante tenha sido o aprendizado de que “podemos muito” quando unimos forças para o desenvolvimento de um bem comum e tentar solucionar um problema de todos.

Nesses dois últimos anos, desde quando a Covid-19 foi elevada ao estado de pandemia, as diretorias da SBA que se seguiram, lograram mobilizar centenas de colegas anestesiologistas de todo o país, e até do estrangeiro, para a tarefa de compartilhar conhecimento e experiências. A mobilização foi vasta e proporcionou um cabedal de informações utilíssimas para a prática assistencial e o cuidado dos pacientes acometidos pelo SARS-CoV2.

Todos os materiais elaborados com esse objetivo têm a oportunidade, − nesse momento de almejada ultimação da pandemia em nosso país −, de ser apresentado aos nossos associados na forma de um e-book, a Coletânea Covid-19, no qual foram organizados de tal maneira que se pode consultar de modo mais acessível. Outro objetivo deste compilado de saberes é permitir que as gerações vindouras tenham um registro desse momento tão desafiador.

A Coletânea está sendo apresentada em dois tomos. O primeiro, que será lançado no mês de dezembro, contém as principais medidas e ações que foram realizadas em 2020, as quais, pode-se afirmar com muita segurança, muito diferiram daquelas realizadas em 2021, que estão arroladas no tomo II da Coletânea que será disponibilizada no mês de janeiro de 2022.

A bem da verdade, por justiça, a obra não é capaz de denominar todos aqueles que, de alguma forma contribuíram para esse relevante trabalho que foi o enfrentamento à pandemia. Assim, aqueles que foram involuntariamente omitidos nas citações, já são apresentadas as mais sinceras desculpas.

ACESSE: