Notícias

Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão em Saúde reúne cerca de 700 participantes

A construção de um programa de qualidade e com palestrantes de alta performance foi principal objetivo do 1º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão em Saúde, realizado nos dias 17 e 18 de julho, totalmente online. Durante os dois dias de encontro, cerca de 700 participantes, entre profissionais da saúde, gestores e colaboradores com foco em inovação e gestão, estiveram nas mais de 110 salas disponíveis, que foram divididas em 44 palestras e demais pontos de networking.

Confira abaixo alguns trechos das falas da abertura: 

Dr. Rogean Rodrigues Nunes, diretor presidente SBA

Nós iniciamos o ano cheio de planos, alguns voltados para pilares que dariam reforços a nossa estrutura educacional, e fomos pegos por um volume maior de complicações do que esperávamos, mas como tínhamos um planejamento estratégico organizado com mudanças no nosso organograma,  detalhamentos daquilo que vem a ser a SWOT, onde avaliamos as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças.

Nessa perspectiva, já com a inovação em mente desde 2019, montamos um setor de inovação na SBA e iniciamos uma batalha grande frente ao COVID-19, nos fazendo ser reconhecidos como uma das entidades que mais teve atuação nessa questão.

A SBA sozinha não vai a lugar algum, nós precisamos das nossas regionais, dos  nossos sócios, dos ex-presidentes e para isso nos fizemos todo esse arcabouço para trazer as pessoas para dentro da SBA. Vimos – durante o Congresso de Inovação –  todos mostrando que a SBA os representa. Tenho muito orgulho em participar da SBA, porque temos uma entidade forte e toma as decisões que são necessárias.


Dr. Marcos Antonio Costa de Albuquerque, vice-diretor do Departamento Científico da SBA

Nós formamos, educamos, representamos, certificamos e agora nós conectamos pessoas, trazemos links e inovação. Impactamos vidas e neste impacto, hoje, vocês viram que a SBA é grande. Ela se insere como inovadora na medicina brasileira e traz com ousadia um congresso com grandes nomes, como Daniel Greca, Claudio Lottenberg, Paulo Chapchap e Thiago Julio, e de inúmeros outros colegas, participantes e palestrantes, que não mediram esforços em trazer conhecimento para modificar toda a estrutura e pensamento de cada um de nós, podendo, a partir de hoje, ampliar nossos horizontes além do mundo da anestesiologia.


Dra. Maria Luiza Melo Alves da Silva, presidente do Conselho Superior de Anestesiologia

Inovação é uma ferramenta estratégica para a gestão de serviço do setor de saúde. Foi com esse espírito e com muita garra e competência que a diretoria da SBA, gestão 2020, enfrentou, com maestria, a crise que abalou a saúde física, mental e financeira do anestesiologista. Ao tomar pose em janeiro, tinham grandes planos, mas com três meses tiveram que se reinventar frente ao momento de crise e em uma velocidade admirável conseguiram inovar, promover e se adequar a uma nova forma de gestão.

Esse 1º Congresso de Inovação e Saúde vem a culminar com o brilhante trabalho que está exigindo muitas mudanças, muitas horas de sono e uma dedicação em tempo integral. Existe uma urgente necessidade de se buscar estratégias inovadoras, capazes de agregar valor ao setor de saúde, visto que a competitividade do mercado tem sido determinante para o enfraquecimento de alguns setores.


Dr. Diogo Leite Sampaio, vice-presidente da Associação Médica do Brasileira (AMB)

Inovar é trazer ideias e atitudes e é isso que a Sociedade Brasileira de Anestesiologia fez com esse 1º Congresso totalmente digital. Orgulho de ser SBA.


Dr. Wagner Ricardo Soares de Sá, Presidente da , Febracan

Estou feliz com a gestão mais inovadora que tivemos em todos os tempos. A Febracan sempre está ao lado da nossa SBA e ao lado das nossas regionais, sinto muito orgulho em ser anestesiologista e estar vivenciando toda essa minha trajetória vendo o tanto que crescemos como seres humanos, colegas, procurando excelência da nossa especialidade.