Notícias

Debate sobre o manejo clínico em pacientes críticos afetados pelo novo Coronavírus

O presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), Dr. Rogean Rodrigues Nunes, participou de debate, via videoconferência, na última semana, para discutir o manejo clínico em pacientes críticos afetados pelo novo Coronavírus. O encontro promoveu uma importante discussão sobre as ações desenvolvidas e as propostas para resolução de problemas futuros.

Durante a videoconferência, o presidente da SBA apresentou recomendações, pareceres, protocolos e treinamentos desenvolvidos para este momento de pandemia. Desde o início, segundo destacou Dr. Rogean,  a SBA se preocupou com a preparação técnica dos anestesiologistas, uma vez que compreende a importância da mesma para o atendimento aos pacientes.

“Começamos os webinars, mais de 15, e imediatamente determinamos que teríamos uma comissão temporária que disponibilizou um site acessível a qualquer colega para sanar dúvidas sobre a questão”, afirmou. O presidente explicou ainda, durante a videoconferência, que a aceitação foi tamanha que a Organização Mundial da Saúde solicitou a produção de um conteúdo destinado aos países de idioma português da África.

A SBA promoveu mobilizações junto à indústria farmacêutica e atores políticos para a solução eficaz da falta de medicamentos anestésicos. “Fizemos uma nota muito dura que foi enviada ao poder judiciário e recebemos muito feedback, principalmente da indústria farmacêutica, o que está funcionando”.

Também participaram do encontro: a coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Ho Yeh-Li; e o titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do GT-USP COVID-19, Esper Georges Kallás; – a diretora-presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Suzana Margareth Ajeje Lobo.

Clique abaixo para acessar ao vídeo do encontro.