Notícias

Cuidado Materno e Neonatal Seguro são temas do Dia Mundial da Segurança do Paciente

Este ano, o Dia Mundial da Segurança do Paciente de 2021, celebrado em 17 de setembro, traz como o tema “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”, acompanhado pelo chamado à ação “Aja agora para o parto seguro e respeitoso!”.

O tema foi escolhido por meio de consulta pública e foi de consenso mundial a necessidade de chamar a atenção para a morbimortalidade perinatal materna e do neonato, e investir intensamente na promoção do parto seguro e respeitoso.

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), juntamente com outras 30 entidades, incluindo sociedades científicas e hospitais de referência, atenderam à proposta da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) de realização de atividades conjuntas e formação da Aliança Nacional pelo Parto Seguro e Respeitoso.

Em conjunto, o grupo irá promover uma série de ações que irão conscientizar a sociedade e o poder público sobre a importância do tema. Essa Aliança, por meio da força de sua representatividade e comprometimento com a causa, pode estabelecer dialogo frutífero com toda a população e com a sociedade civil em prol da redução da mortalidade materna e neonatal e da garantia de direitos básicos para o parto e para o nascimento em nosso país. A Aliança Nacional estabelece suas 10 diretrizes para o Parto Seguro e Respeitoso:

1 Equidade
2 Respeito
3 Redes de atenção
4 Parto Adequado
5 Prevenção à Mortalidade Materna
6 Pré-Natal
7 Prevenção da prematuridade
8 Letramento
9 Empoderamento e engajamento
10 Participação da família e comunidade

Em breve, divulgaremos o calendário de ações