Notícias

Nota sobre documento da AMB

Rio de Janeiro, 29 de março de 2021

Cumprimentando nossos sócios anestesiologistas gostaríamos de esclarecer os motivos que determinaram o recente posicionamento da SBA em relação à nota emitida pela AMB sobre a pandemia, da qual todas as Sociedades Médicas de Especialidades e Federadas da AMB foram inicialmente signatárias. No dia 26/03, a SBA solicitou seu afastamento do Comitê Extraordinário de Monitoramento da COVID-19 ligado à AMB, bem como deixou de ser signatária das notas emitidas pela AMB sobre o tema. Queremos ser transparentes sobre tão importante questão.

Os motivos para a decisão se baseiam nos limites de atuação da SBA. Nossa entidade tem uma missão e escopo bem definidos. A nota publicada pela AMB em 23/03 entrou em conflito com os limites estabelecidos por nossa Sociedade, mais especificamente os pontos 7 e 8 do documento.

A SBA forma, educa, certifica e representa a anestesiologia brasileira. A SBA não regulamenta a atuação dos médicos anestesiologistas e tampouco tem o poder de banir tratamentos. Nossa Sociedade é uma entidade científico-representativa, com foco na educação, orientação e recomendação por meio dos seus Comitês, Comissões e Diretoria. Ainda dentro de nossa missão e estratégia, nosso foco é gerar valor para o sócio anestesiologista em áreas onde a SBA tenha exclusividade, obrigatoriedade e relevância. Não estimulamos posicionamentos que tragam divisão, atrito e instabilidade.

Por outro lado, sempre procuramos o diálogo e a negociação com as entidades a que somos afiliados. Temos esta tradição. Reforçamos que buscamos esgotar todas as alternativas possíveis antes de optarmos pelo desligamento. Apesar do afastamento desse grupo de trabalho da AMB, a SBA segue firme em seu propósito de contribuir para o combate à pandemia, mostrando-se ativa na execução de ações, na mobilização, liderança e articulação entre entidades e pessoas.

Confiantes nos princípios e valores que norteiam a atividade da SBA, ressaltamos que priorizaremos sempre o anestesiologista, o sócio da SBA e a estabilidade institucional. Tenham a certeza de que o trabalho da Diretoria da SBA será sempre pautado nesta direção.

Diretoria da SBA


Dr. Augusto Key Karazawa Takaschima
Diretor presidente da Sociedade Brasileira
de Anestesiologia