Notícias

SBPT realiza campanha de incentivo ao uso da máscara

Em 18 de janeiro de 2021, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) lançou a campanha “Uso máscara por você”. O objetivo é disseminar informações sobre a importância de manter as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mesmo quando o indivíduo já teve COVID-19 ou já foi vacinado.

Além disso, a SBPT busca alertar sobre o aumento dos casos nas últimas semanas e reforçar a eficácia e, portanto, a importância de usar a máscara, manter a boa higienização das mãos e o distanciamento social para evitar uma sobrecarga maior dos hospitais, falta de suprimentos, colapso do sistema de saúde e suas consequências.

“Manifestamos nosso profundo pesar pelas mais de 200 mil mortes desde o início da pandemia e acreditamos que muitas delas poderiam ser evitadas se a segurança coletiva fosse considerada obrigação de cada um de nós, da sociedade como um todo”, afirma a Presidente da SBPT, Dra. Irma de Godoy.

Há evidências de que os pacientes com COVID-19 têm a maior quantidade de vírus ativos no nariz e na garganta nos primeiros cinco dias após o início dos sintomas (1), transmitindo-os principalmente enquanto fala, tosse ou espirra. Só depois de infectar essas células da mucosa das vias aéreas superiores, o SARS-CoV-2 afeta as outras partes do corpo.

Não faltam estudos (2,3) que comprovem a eficácia do uso de máscara como uma barreira que impede o contato com as pequenas gotículas do nariz e da boca (aerossóis) de uma pessoa infectada. Assim, é possível evitar a transmissão do vírus e as consequências imponderáveis da doença para cada indivíduo.

Os pneumologistas ressaltam que as pessoas infectadas assintomáticas transmitem o vírus, portanto, todos devem usar a máscara. “Mesmo com a aprovação da vacina e início da vacinação, o uso de máscara e o distanciamento social devem continuar por tempo indeterminado, até que haja uma considerável diminuição de novos casos e mortes por COVID-19 na maioria dos estados brasileiros”, completa a Dra. Irma de Godoy.

Para compartilhar o conteúdo e contribuir com a campanha, utilize a hashtag #usomascaraporvc. Siga a SBPT no Instagram e Facebook para mais informações.