Notícias

Vacinação Covid-19: posicionamento SBA

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) enviou, na última terça-feira (19), uma carta ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) reiterando a importância dos anestesiologistas que estão na linha de frente do tratamento de pacientes infectados pela Covid -19 estarem inseridos no grupo prioritário de vacinação.

 

“O médico anestesiologista é o especialista que atua em contato direto com os pacientes em uma miríade de procedimentos, tais como: cirurgias eletivas e de emergência; exames complementares invasivos; terapia da dor aguda e crônica; atenção ao pré e pós-operatório e também em terapia intensiva. Na grande maioria desses procedimentos, o médico anestesista está exposto a diversos riscos biológicos, desde a punção para acesso venoso até a  intubação traqueal, procedimento necessário para o controle da respiração em pacientes com a ventilação pulmonar comprometida, caso dos pacientes graves portadores da COVID-19”, destaca um trecho da carta.

 

De acordo com o documento, os anestesiologistas são os primeiros especialistas a serem solicitados no caso de necessidade de intubação traqueal nas emergências e unidades de terapia intensiva, principalmente nos casos de vias aéreas difíceis por serem considerados os médicos com maior conhecimento e habilidades para solucionar essa dificuldade.



O documento foi assinado pelo diretor de Defesa Profissional da SBA, dr. Luis Antonio dos Santos Diego, que desde o ano de 2020 coordena ações vinculadas à Covid-19 com informações relevantes ao anestesiologista, e pelo presidente da SBA, dr. Augusto Takaschima.

 

Em paralelo, a SBA, em conjunto com as suas regionais, iniciou uma ação direcionada às Secretarias Municipais reiterando o pedido da Sociedade junto ao Conass e Conasems.

Uma resposta para “Vacinação Covid-19: posicionamento SBA”

  1. […] A SBA representada pelo Dr. Luis Antonio Diego, diretor de Defesa Profissional, elaborou  documento… […]